Os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar eventuais irregularidades da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) foram prorrogados por mais 90 dias, para a conclusão das investigações. O pedido de prorrogação foi apresentado ao plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) e aprovado.
Presidente da CEI, vereador Eloisio Santos (PSD), indicou que a comissão deve ouvir nos próximos dias representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para possíveis esclarecimentos. Conforme o parlamentar, os representantes das instituições financeiras confirmaram que prestarão esclarecimentos à CEI.
“Num primeiro momento, houve certa resistência por parte deles à convocação, mas na semana passada confirmaram suas presenças na oitiva. Precisamos desenrolar esta CEI para apresentar suas conclusões aos uberabenses”, disse.
Presidente da Comissão, vereador Pastor Eloísio Santos diz que representantes das instituições financeiras confirmaram que prestarão esclarecimentos à CEI (Foto/Divulgação)
A CEI foi criada a pedido do vereador Ismar Marão (PSD), para apurar possíveis irregularidades em procedimento realizado pela Cohagra para credenciamento de empresas para construção de muros de alvenarias e portões nas unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida e as permissões de ocupação de casas do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A medida foi tomada em 2017.
“A investigação se faz necessária por conta das eventuais irregularidades existentes em relação às posses e ocupações indevidas de casas populares, bem como o eventual prejuízo de famílias não contempladas. No que tange a questão do credenciamento, a investigação é importante no sentido de que possa ser verificada se a prestação de serviços teria sido realizada por empresa habilitada tecnicamente para o fim contratado”, justificou Marão à época em que fez sua solicitação para abertura de CEI.
Também compõe a Comissão, como relatora, a vereadora Luciene Fachinelli (União Brasil).
No mesmo período em que foi criada a CEI da Cohagra, outra CEI, da rodoviária, foi instituída para averiguar as denúncias por parte dos permissionários sobre os altos valores cobrados de aluguel e taxas de condomínio naquele local.
A CEI da rodoviária é presidida pela vereadora Alessandra Piagem (SD), com Diego Fabiano de Oliveira (DC) de vice e Anderson Donizete de Souza (PSD) na função de relator.