(Foto/Divulgação)
A Cemig se manifestou sobre o projeto Natal da Mineiridade. A companhia informou que não houve projeto de Uberaba inscrito no edital, chamada pública aberta pela empresa para a seleção e aprovação dos projetos que seriam realizados nas cidades mineiras no período natalino.
A Cemig também destacou, que os valores serão repassados para os proponentes das iniciativas, agentes culturais responsáveis pela execução das atrações culturais em cada cidade, e não para as prefeituras. A companhia ressaltou ainda, que nos últimos anos ampliou, democratizou e descentralizou ainda mais o acesso às práticas culturais, patrocinando iniciativas em diferentes municípios de diversas regiões de Minas, beneficiando o maior número de pessoas.
“Assim, com o objetivo de fortalecer o setor cultural e contribuir para a profissionalização dos agentes culturais, de maneira a expandir a criação de projetos a serem incentivados, a Cemig está patrocinando uma iniciativa que promove, gratuitamente, capacitações e cursos de formação, trabalhando habilidades técnicas e estratégicas, para produtores culturais e proponentes. Uberaba receberá turma dessa formação. A previsão é de que as inscrições dos interessados comecem no próximo mês no município”, diz a nota da companhia.
O governo de Minas e a Cemig divulgaram a relação dos projetos selecionados no edital Natal da Mineiridade Cemig 2024, no qual serão investidos R$5 milhões em 26 atrações de 25 cidades em diferentes regiões do Estado.
As propostas serão desenvolvidas nas cidades de Belo Horizonte, Carlos Chagas, Congonhas, Divinópolis, Diamantina, Gonçalves, Grão Mogol, Guaxupé, Iguatama, Itapecerica, Lavras, Mariana, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pedra do Indaiá, Pimenta, São João Del-Rei, São Lourenço, Tiradentes, Três Marias, Uberlândia e Viçosa.