CeDengue será estruturado na antiga UPA Provisória (Foto/Jairo Chagas)
Central para atendimento de dengue deverá ser aberta a partir de março. A informação é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, salientando que o serviço funcionará das 7h até 22h para dar suporte aos pacientes com necessidade de reidratação oral e evitar sobrecarga nas UPAs.
De acordo com a titular da pasta, ainda não foi constatado aumento da procura em unidades da rede no início de fevereiro devido a casos de suspeita de dengue, porém já foi dado pontapé nos preparativos para formar o quadro de pessoal.
Valdilene salientou que a abertura da central depende apenas de concluir a contratação da equipe para atendimento no local. Por isso, ainda não há como especificar data para o início do funcionamento. “A preparação de contratação dos médicos, enfermeiros e técnicos já está toda em andamento. A previsão é iniciar o atendimento no mês de março. Não posso afirmar o dia, porque depende das nossas contratações”, disse.
Enquanto a central de dengue não entra em operação, a secretária posicionou que as unidades de saúde já estão abastecidas com insumos, medicamentos, dispositivos intravenosos, exames e teste rápido para o atendimento de pacientes com suspeita de dengue. “Tudo isso nós já temos disponibilizado no município em nossas unidades básicas de saúde”, declarou.
Com a reativação da UPA do Mirante, a Prefeitura decidiu transformar o espaço onde funcionou a UPA provisória em ponto para atendimento a casos de dengue. O local contará com médicos e equipe de enfermagem para acompanhamento dos pacientes.
Além disso, a central poderá fazer a solicitação de exames e haverá um ponto para hidratação com soro. A pessoa ficará em observação no local e, se for um caso mais grave, a equipe poderá fazer a transferência do paciente diretamente para as UPAs ou para o hospital.