Fazenda Modelo, da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) (Foto/Divulgação/PMU)
A expectativa de público para a 7ª Edição Circuito Regional de Turismo Rural, no domingo (23), é de mais de mil pessoas, na Fazenda Experimental Getúlio Vargas. Segundo Maria Aparecida Basílio, diretora de Turismo, Feiras e Eventos, as seis edições realizadas anteriormente já renderam frutos, visto que os proprietários têm se mobilizado para implementarem o turismo rural nas propriedades.
Nesta edição, o evento será realizado na também conhecida Fazenda Modelo, da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), e faz parte da programação de comemoração dos 50 anos da instituição.
“A escolha é exatamente porque foi ali que tudo começou. A residência do Major Eustáquio, no início do século 19. Ela [a fazenda] tem muita história e será contada pelo Arquivo Público. E as pessoas que vão participar do evento vão conhecer aquela história. Nós teremos a equipe da Associação de Arquitetos de Uberaba falando um pouco daquela arquitetura. Então, vai ser um evento muito cultural”, conta Maria Aparecida.
Fazenda Modelo, da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) (Foto/Divulgação/PMU)
De acordo com a diretora, nesta edição, haverá apresentação de catira e da Orquestra Municipal. O gerente da Emater, Diego Rezende, conta que a visitação terá exposições de dez estandes oriundos da Agricultura Familiar com produtos como cachaça, charcutaria, doces, queijos, etc. “Nós vamos ter esse momento de valorização da agricultura familiar”, explica o gerente.
Cida pontua também que aqueles produtores rurais que possuem o interesse em cadastrar sua fazenda para participar do Circuito Rural podem procurar a Sedec. Uma equipe será disponibilizada para fazer a visita técnica, junto com o SRU (Sindicato Rural de Uberaba) e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais).
“A gente precisa também entender se esse proprietário tem realmente a intenção de depois empreender aquela localidade, porque às vezes ele quer fazer o evento, a gente se esforça para realizar um momento bonito na propriedade dele e depois ele não tem interesse em dar continuidade”, relata Basílio.
Das localidades onde já ocorreram o Circuito Rural e que terá investimento em turismo, Maria Aparecida cita as fazendas Morro Alto, Caçu, Fazenda Marília e Vale Encantado.