Em janeiro, técnicos da empresa RHA Projetista, com equipe da Codau, visitaram a obras paradas da Barragem Prainha (Foto/Divulgação)
Codau prorrogou por seis meses o contrato com empresa responsável pela revisão do projeto técnico da represa no rio Uberaba. A validade encerraria em abril, mas foi estendida até outubro deste ano. Apesar da ampliação, o presidente da autarquia, Rui Ramos, assegurou que o material será entregue ainda no primeiro semestre deste ano para dar seguimento à licitação destinada à retomada da obra.
Ramos não especificou os motivos que levaram à prorrogação do contrato com a empresa. Segundo ele, uma nota técnica deverá ser divulgada nesta segunda-feira (11) para esclarecer os fatores que resultaram na ampliação do prazo.
Entretanto, embora a vigência do contrato tenha sido prorrogada até outubro, o presidente do Codau afirmou que a entrega da revisão do projeto técnico será feita até junho. Desta forma, não houve alteração no cronograma para lançamento do edital de licitação para a retomada da obra. “Abriremos a licitação imediatamente após a entrega do projeto”, disse.
Se o processo licitatório for lançado ainda no primeiro semestre e não houver entraves para a conclusão, a perspectiva é que a empresa contratada retome as obras para construção da represa antes do fim do ano.
A construção da barragem no rio Uberaba começou em 2020 e estava prevista para ser entregue em 2021, mas está paralisada há três anos, por problemas constatados no projeto. Devido ao impasse, a Codau até rescindiu o contrato com a Construtora Nóbrega Pimenta, que tinha vencido a licitação para executar a obra. Por isso, é necessário realizar nova licitação para selecionar outra empresa para assumir a obra.
Uma vez retomada a construção da represa, a estimativa inicial era um prazo em torno de dois anos para finalizar o serviço.