Ao todo, a empresa Projetae desenvolveu 12 etapas do sistema rio Grande, desde a captação, adutoras, elevatórias e ETA (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas recebeu na última semana os projetos elaborados para o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do rio Grande. A entrega foi realizada pela Projetae Água e Esgoto Ltda., empresa de engenharia vencedora da licitação e contratada em meados de 2023 para desenvolver os produtos.
Leia também: Fechamento dos reservatórios tem início às 21h desta quarta-feira e vai até as 9h de quinta
O presidente da Codau, Rui Ramos e o diretor de Desenvolvimento e Saneamento, Giovanni Andrea Molinero, receberam a documentação que contém os projetos básicos e executivos da Estação de Captação no rio Grande; elevatórias de água; adutoras; Estação de Tratamento de Água (ETA) e unidade de tratamento de resíduos e reúso. Ao todo, a Projetae desenvolveu 12 etapas do trabalho.
“O sistema rio Grande tem por objetivo principal o aumento da oferta de água para o município. Numa primeira etapa, a estrutura será para captar e tratar 600 litros/segundo, com a possibilidade de ampliação, em uma segunda etapa, em mais 300 litros/segundo. Portanto, em final de plano serão 900 litros por segundo”, frisou Rui Ramos.
E sobre a licitação, ele explicou o seguinte – “Estamos confiantes no avanço deste projeto, com perspectiva para licitar em breve a obra, agora que os recursos estão disponíveis, com autorização emitida em todos os níveis da União e no âmbito do Senado Federal. Os recursos são de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF) e será preciso lançar uma licitação com regras internacionais”.