Com contratação oficializada para locação de novas câmeras de videomonitoramento, o secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Roberto Benigno, informou aos vereadores nessa quarta-feira (24) que a perspectiva é estar com os equipamentos em operação em mais pontos da cidade ainda no primeiro semestre deste ano.
A declaração foi feita após o titular da pasta ser cobrado em plenário sobre a ampliação do número de câmeras de videomonitoramento nas ruas da cidade. O vereador Ismar Marão (PSD) fez uso da tribuna durante a sessão e relembrou que recursos foram colocados no orçamento para viabilizar o aumento do total de aparelhos e expandir o sistema de vigilância a novos pontos.
Em resposta, o secretário citou que a contratação estava sendo finalizada e a perspectiva é de que 45 novas câmeras estejam instaladas até o fim de junho, totalizando 165 aparelhos para o videomonitoramento em Uberaba. “Acreditamos que dentro do prazo de 45 dias, no máximo, estamos com isso em operação, as 165 câmeras já funcionando”, declarou.
O secretário não informou as novas áreas onde os equipamentos devem ser instalados. A reportagem do Jornal da Manhã solicitou informações sobre os locais e também questionou se houve participação das forças de segurança no mapeamento, mas não teve retorno da assessoria de imprensa da Prefeitura até o fechamento desta edição.
O sistema de videomonitoramento já conta com um total de 120 câmeras em diversos pontos da cidade. Com o novo contrato de locação, estão previstas a substituição dos equipamentos antigos e, também, a instalação de mais 45 equipamentos.
Por dispensa de licitação, a Prefeitura fará a contratação da Codiub para o fornecimento e manutenção de 165 câmeras. A companhia receberá R$241.444,96 para prestação do serviço, totalizando R$8.692.018,56 no período de três anos do contrato.