Comerciantes da avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia, em Uberaba, se reúnem com autoridades em busca de ajuda para a região (Foto/Divulgação)
Em reunião entre forças de segurança e agentes públicos, representantes dos comerciantes da avenida Prudente de Morais, no bairro Abadia, em Uberaba, buscam ajuda para a região. Durante reunião realizada na última semana, foram discutidas as reivindicações dos comerciantes, incluindo o aumento do policiamento, especialmente no período noturno, o reforço da assistência prestada pela abordagem social e a ampliação das equipes de trabalho. Além disso, foi sugerida a criação de uma cartilha orientativa para lidar com doações em dinheiro e alimentos aos moradores em situação de rua.
De acordo com o secretário adjunto de desenvolvimento social, Herval Kobayashi, Uberaba atualmente possui cerca de 270 pessoas nessas condições. Ele ressaltou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde no debate, destacando que "a maioria são usuários de drogas, sejam lícitas ou ilícitas. É importante que a saúde acolha os adictos e que o social cuide das pessoas em situação de rua", concluiu Kobayashi.
A cidade possui atualmente seis casas de acolhimento, sendo cinco para homens e uma para mulheres. No total, cerca de 200 vagas estão disponíveis para abrigar os desabrigados, sendo cofinanciadas pela SEDS. No entanto, considerando o número de pessoas a serem atendidas, Uberaba precisa urgentemente de novas vagas, o que será um desafio para a nova secretária, Érika Martins.
Segundo o Capitão PM Alberto Cintra, a Polícia Militar tem intensificado as abordagens naquela região: "Apesar do efetivo, nossas equipes são muito atuantes no bairro Grande Abadia. Temos a Base de Segurança Comunitária na Praça, além de motos e viaturas patrulhando a região". O oficial ressaltou que a polícia está cumprindo seu papel constitucional, mas enfrenta limitações normativas para obrigar as pessoas a deixarem a via pública.
Durante a reunião, o vereador Diego Fabiano destacou a importância da união dos comerciantes e a sensibilidade do poder público para a resolução do problema. "Hoje demos mais um importante passo para a solução de um grande problema social. Trabalhar em conjunto, com paciência, assertividade e responsabilidade social, significa um comércio mais seguro e uma melhor assistência aos desabrigados", concluiu o vereador.
Os comerciantes ficaram com a sensação de que o problema está prestes a ser resolvido. A empresária Viviane Assumpção, que possui um comércio na avenida Prudente de Morais e morou por cerca de três décadas na mesma via, considerou a iniciativa do vereador em reunir não apenas a segurança pública, mas todos os demais órgãos, como muito assertiva. "Recebemos informações muito esclarecedoras de todos os participantes. Agora, esperamos que tudo se resolva. Estamos confiantes", finalizou Assumpção.
O encontro ocorreu no anexo Nagib Cecílio e foi liderado pelo vereador Diego Fabiano (PP), com representantes das forças de segurança (PMMG/GCMU), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro Popular (CEPOP). Uma nova reunião será organizada ainda este mês para continuar avançando na segurança do principal corredor comercial do maior bairro de Uberaba.