Visita técnica avaliou os projetos e o cumprimento das normas ambientais
Vereadores Ripposati Filho e Cleber Júnior, da Comissão de Meio Ambiente, verificam projeto de loteamentos na APA do rio Uberaba (Foto/Divulgação)
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) visitou dois novos loteamentos da empresa Urba Desenvolvimento Urbano. Ambos são localizados dentro do Zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba. A visita teve como objetivo conhecer os detalhes dos empreendimentos e avaliar o cumprimento das exigências ambientais previstas na legislação municipal.
Integrantes da comissão, os vereadores Ripposati Filho (PSD) e Cleber Júnior (MDB) conferiram o projeto ambiental e a preservação de árvores centenárias que já existiam no local, antes da construção dos imóveis. Os loteamentos do projeto Smart Urba Eldorado são compostos por dois empreendimentos distintos: o Estilo Urba Uberaba e o UP Urba Uberaba. Juntos, somam área total loteada de 513.800 metros quadrados, dos quais 277.637,52m² serão fechados. O projeto prevê a implantação de 706 moradias – 431 no Estilo Urba Uberaba e 275 no UP Urba Uberaba.
Ambos os projetos foram aprovados, sem ressalvas, pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e pelo Conselho Gestor da APA do rio Uberaba, estando de acordo com o zoneamento e com o Plano Diretor da APA, que permite o uso sustentável do solo na região.
Presidente da comissão de Meio Ambiente da CMU, Ripposati Filho falou sobre as iniciativas que serão desenvolvidas nos dois empreendimentos.
“Serão plantadas cerca de duas mil mudas, incluindo uma árvore para cada lote, além de um arruamento arborizado e a preservação de espécies nativas e mangueiras centenárias. Isso é respeito às futuras gerações”, afirmou.
Os responsáveis pelo empreendimento ainda garantiram que, além do plantio das mudas, serão criadas áreas de preservação e equipamentos comunitários. Os projetos deverão ser votados na próxima semana, durante as sessões plenárias da Câmara Municipal.