COVID-19

Comitê de enfrentamento à Covid de Uberaba é reinstalado com servidores da Saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 04/09/2023 às 22:01
Compartilhar

Em meio ao surgimento de mais registros da nova variante da Covid-19 no Brasil, Prefeitura oficializou a recomposição do Comitê Municipal de Enfrentamento à doença. O decreto para designar os novos integrantes foi publicado neste fim de semana, trazendo praticamente nomes que fazem parte dos quadros da Secretaria de Saúde. O grupo havia sido desmobilizado no fim do ano passado, após a queda na transmissão e flexibilização das regras de distanciamento social.

Secretária de Saúde, Valdilene Rocha, diz que, ao mesmo tempo em que o Comitê é reinstalado, treinamentos e capacitações sobre a nova variante do vírus já são realizados (Foto/Divulgação)

Além da própria secretária de Saúde, Valdilene Rocha, a nova composição do comitê conta ainda com os seguinte nomes: Matheus Carvalho Assumpção de Lima,  diretor de Vigilância em Saúde; Aline Nayara Afonso de Rezende Tristão, diretora de Atenção à Saúde; Irálio Ferreira Fedrigo, analista de Auditora, Regulação e Fiscalização; Tacimara de Oliveira Reis, coordenadora do Complexo Regulador; Fernanda Luiza Mendonça Oliveira, chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica, e Luís Fernando Corrêa Borges, coordenador do Samu.

A reestruturação do órgão também marcou o retorno da médica infectologista Danielle Borges Maciel ao comitê técnico de enfrentamento à Covid-19. A profissional já atuou no grupo ao longo do ano passado, embora tenha se afastado do colegiado por um período.

Ao comunicar a recomposição do comitê, a secretária municipal de Saúde ressaltou que treinamentos e capacitações sobre a nova variante já estão sendo realizados com a equipe da rede municipal e dos estabelecimentos que prestam serviço ao SUS em Uberaba. Segundo ela, os profissionais da rede particular também estão sendo alcançados com orientações sobre a cepa.

Até o momento, Uberaba não tem confirmação de casos da variante EG.5 da Covid-19. Também não há registro ainda da cepa da subvariante da Ômicron em Minas Gerais. Porém, os pacientes com registros de contaminação com a nova cepa cresceram no Brasil. Inicialmente, apenas havia registro de um caso em São Paulo e a paciente já está curada. Na semana passada, foram confirmados mais dois: no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

No Rio, o paciente não tem histórico de viagem, o que indica que há transmissão local desse tipo de linhagem. No Distrito Federal, uma criança com menos de 2 anos recebeu a confirmação. Ela ficou internada, mas já recebeu alta médica. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por