* A título de comparação, para se chegar à projeção, os votos atribuídos à candidata impugnada em 2016, Angela Mayrink, e que foram anulados estão somados em votos válidos e votos nulos (Foto/Quadro)
Se comportamento de eleições municipais anteriores for mantido, mais de 70% das 238.276 pessoas aptas a votar deverão comparecer neste domingo (6) para escolher quem assumirá o comando do Executivo e do Legislativo em Uberaba a partir do ano que vem. A votação será aberta às 8h em todo o país e se estende até as 17 horas.
Considerando os índices de comparecimento nos pleitos de 2020 e 2016 em Uberaba, o total de eleitores que comparecerão às urnas deve girar em torno de 174 mil a 186 mil pessoas.
Ainda analisando o comportamento de eleições municipais anteriores, o percentual de pessoas que escolherão um dos candidatos a prefeito pode variar entre 84,22% e 91,06%. Aplicando os índices na estimativa mínima e máxima de comparecimento, a projeção de votos válidos ficaria entre 147 mil e 170 mil este ano.
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto). A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a foto do eleitor já apareça no sistema.
Quem chegar à seção eleitoral até as 17h de hoje poderá votar, ainda que haja fila no local. Nesse caso, os eleitores receberão senhas e terão a votação garantida mesmo com o encerramento do horário.
Coeficiente eleitoral para partido eleger vereador deve ficar entre 7,4 mil e 7,6 mil
* Em 2016 foi eleita Câmara de 14 vereadores (Foto/Quadro)
Considerando os votos válidos para a eleição legislativa dos últimos dois pleitos, este ano o coeficiente eleitoral para cada partido eleger um vereador deve ficar entre 7.460 e 7.627 votos. A projeção considerou os percentuais dos votos válidos registrados em 2016 e 2020 e se aplicou sobre o eleitorado atual de 238.276, considerando o número de 21 cadeiras que estão na disputa.
Cada partido elege um vereador à medida que se alcança o número de votos do coeficiente eleitoral. Definidos aqueles eleitos com o número total do coeficiente e não se completou o número de vagas, são eleitos os mais votados de cada partido, considerando que a sobra da legenda seja no mínimo de 80% do coeficiente e o candidato tenha pelo menos 20%. Caso ainda não preencha todas as cadeiras, são considerados os candidatos mais votados até o percentual de 10% do coeficiente.