Horticultores que fornecem produtos para o Banco de Alimentos estão desde fevereiro à espera dos recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Horticultores que fornecem produtos para o Banco de Alimentos estão desde fevereiro à espera dos recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O valor acumulado soma cerca de R$ 50 mil, referente a convênios firmados para abastecer instituições assistenciais do município.
De acordo com o presidente da Associação de Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Juliano Severino, 27 produtores aguardam a liberação do pagamento atrasado, alguns desde fevereiro e outros há apenas um mês. O valor devido gira em torno de R$ 48 mil. “Estamos precisando do dinheiro. Acredito que deverá sair esta semana”, afirma.
Já o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, garante que o pagamento dos produtores está depositado na conta da associação e aguarda somente autorização da Conab. Segundo ele, o dinheiro será liberado amanhã para os fornecedores. “Chegou ontem por fax, o comunicado de liberação do valor da primeira etapa. A verba já estava na conta bancária da associação e rendendo juros”, destaca.
Guimarães justifica que o convênio é pioneiro e a equipe ainda não estava treinada para organizar a prestação de contas de forma rápida. Além disso, o secretário afirma que o trâmite burocrático complicou o processo de liberação dos recursos, pois era necessário reunir os relatórios das 88 instituições atendidas no convênio. “Agora, para facilitar estamos comprando tudo no CNPJ do Banco de Alimentos. Isso foi acertado conosco e com a Conab”, pondera.