Mais de R$290 milhões foram aplicados no lote de rodovias estaduais do Triângulo Mineiro durante o primeiro ano de concessão do trecho. O balanço foi apresentado pela empresa que assumiu a operação das estradas na região.
De acordo com o levantamento, os recursos foram destinados para os trabalhos de limpeza de vegetação e tapa-buracos das rodovias concedidas; mais de 315 quilômetros de correções de pavimento; além de drenagem da via, revitalização da sinalização e ampliação da segurança viária em toda a extensão da malha concedida.
Agora em 2024, a concessionária informou que o foco será o planejamento e a elaboração de projetos para as obras de duplicação, terceiras faixas, ampliações, trevos nas rodovias estaduais do Triângulo Mineiro. “Continuamos atuando no pavimento também, com melhorias e correções, para em seguida iniciar a restauração mais profunda”, posiciona a empresa.
Ainda segundo a companhia, os prazos para execução foram estabelecidos em edital de concessão e o cronograma determina que as obras para aumento da capacidade das rodovias terão início a partir de 2025. Isso inclui a implementação de terceiras faixas, implantação de trevos e outras obras de infraestrutura. Também em 2025 terá início a recuperação mais profunda do pavimento das rodovias concedidas.
Ao todo, estão previstos, contratualmente, 36,1 quilômetros de duplicações; 55,4 quilômetros de faixas adicionais e 352,7 quilômetros de acostamentos.
Dos 352,7 quilômetros de acostamentos, 97,61 quilômetros serão realizados na MG-427, que liga Uberaba a Conceição das Alagoas; 83,37 quilômetros, na LMG-798, e 76,93 quilômetros, na MG-190, que conecta Uberaba a Nova Ponte.
O projeto de concessão não prevê duplicação nas três rodovias mais próximas de Uberaba. Estão previstas apenas obras para implantação de retornos, rotatórias alongadas, passagens inferiores e outras melhorias.