Contrato estabelece que a empresa deverá implementar ações destinadas a ampliar a abrangência do serviço e readequar a unidade de reciclagem da Cooperu
Uma das medidas que a concessionária assume no contrato é a reestruturação da unidade de reciclagem pertencente à Cooperu (Foto/Arquivo)
Com ordem de serviço emitida em janeiro deste ano, a concessionária do gerenciamento regional do lixo tem prazo até julho para entrar na prestação da coleta seletiva e começar a implementar ações destinadas a ampliar a abrangência do serviço em Uberaba.
O contrato de concessão estabelece que a empresa deverá readequar a unidade de reciclagem pertencente à Cooperu (Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba) dentro dos primeiros seis meses após a ordem de serviço, emitida no dia 10 de janeiro. O prazo para iniciar as melhorias no serviço de coleta seletiva termina em menos de dois meses.
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Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira (16), a procuradora-geral do município, Fabiana Gomes Pinheiro, posicionou que a perspectiva é que o cronograma será cumprido. Ela ressaltou que a equipe do governo municipal fez reunião no início do mês com representantes da concessionária e foi informado que os trabalhos já começaram para viabilizar o aumento do serviço de coleta seletiva na cidade.
Em nota, o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) manifestou que reuniões têm sido feitas mensalmente com a concessionária para alinhamento das ações a serem implementadas para que a empresa comece efetivamente a atuar na coleta seletiva.
Segundo o órgão, a concessionária já está cumprindo parte do contrato, pois assumiu o pagamento das contas de energia da cooperativa. Além disso, a empresa recebeu levantamento dos equipamentos que precisam de manutenção, bem como a rota de coleta realizada pela cooperativa atualmente.
Ainda conforme o texto, a concessionária já apresentou ao Convale o plano de educação ambiental, que é um resumo de toda a programação pretendida para atingir e conscientizar a população sobre a coleta seletiva. O documento apresentado está em fase de análise e deverá ser validado na próxima reunião entre as partes.
O contrato prevê que a coleta seletiva deverá estar disponível em 100% dos domicílios a partir do quinto ano da concessão, com aumento gradual de recursos disponibilizados pela empresa para maior abrangência do serviço porta a porta e recuperação dos resíduos recicláveis.
Também deverão ser previstas verbas para campanhas educativas, implantação de Pontos de Entrega Voluntária e outras ações, visando incentivar as atividades hoje existentes.