Com ordem de serviço assinada na última semana, construtora de Manaus agora tem prazo de sete dias para dar início aos trabalhos de reforma e ampliação do imóvel que abrigará o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Girassóis IV.
Se não houver atrasos, a empresa vencedora da licitação deve concluir a obra em oito meses. O prazo encerraria em abril do ano que vem. Com isso, o novo Cras deve ser inaugurado e entrar em funcionamento antes do início do período eleitoral.
A ordem de serviço para a obra do Cras Girassóis foi assinada pela prefeita Elisa Araújo (SDD) durante a cerimônia de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do mesmo bairro. O investimento é de R$787 mil e o serviço será executado pela Construtora Soberana.
O imóvel destinado a abrigar o Cras Girassóis IV foi entregue ao Município no governo passado, em 2020, pela loteadora responsável pela construção do conjunto habitacional. No entanto, a sede nunca chegou a ser inaugurada e o prédio continua fechado. A população do bairro ainda hoje é atendida no Cras Morumbi.
No início da atual gestão, foi verificado que o imóvel destinado ao Cras Girassóis foi alvo de depredações e a estrutura precisaria de reforma antes de ser inaugurada. Também foi constatado que o prédio era pequeno para atender à demanda do bairro. Com isso, foi elaborado um projeto para reparos e ampliação das instalações.
O imóvel que abrigará a sede hoje tem 72,36 metros quadrados de área construída. Ao final da obra, o espaço terá 264,92m² de área construída e contará com recepção, sala de espera, salas de atendimento, banheiros, sala multiúso, brinquedoteca, sala administrativa, sala de coordenação e copa, além de almoxarifado e depósito.
A unidade atenderá um público estimado em mais de cinco mil famílias, abrangendo os bairros Girassóis (I, II, III e IV), Copacabana, Chácaras Mariitas, Parque Primavera, Laranjeiras, Chácaras Vale do Sol, Santa Mônica, Jockey Park, Recanto das Flores, Quintas Del Rey, Chácaras Vila Real e Parque dos Buritis.