(Foto/Divulgação PMU)
Após agenda na cidade encerrada esta semana, consultores da agência alemã GIZ e do Ministério das Cidades têm mais duas visitas programadas a Uberaba dentro do trabalho de elaboração dos planos para a revitalização do Centro.
A equipe retornará a Uberaba ainda para desenvolvimento dos desenhos e programações do projeto. Depois os consultores voltarão já para a entrega final dos projetos técnicos e de financiamento, a serem desenvolvidos paralelamente. “A partir daí, começam a ser captados os recursos para execução das obras propriamente ditas”, afirmou o coordenador de Projetos da Agência GIZ, Daniel Wagner.
Segundo o coordenador, atividades e reuniões realizadas esta semana foram bastante positivas para os técnicos conhecerem a região central e trocarem informações. Daniel disse que agora as duas consultorias contratadas pela agência vão começar a colocar no papel o detalhamento, sabendo das demandas e condicionantes para desenvolver os desenhos de fato.
Uma das observações é quanto ao dinamismo e grande potencial da área central da cidade, sendo o grande desafio trazer a população de volta. Os consultores observaram que existe uma estrutura espacial boa, mas perceberam que nos últimos 20 anos o Centro sofreu esse esvaziamento de forma gradual. “No entanto, como já existe boa infraestrutura, fica um pouco mais fácil desenvolver as ações, como estimular projetos públicos e privados para construir mais habitações e o resgate do sentimento de pertencimento em relação a essa região da cidade por parte da população. Isso dinamiza o comércio, os serviços e, principalmente, a cultura”, lembrou Daniel.
A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, considera que os consultores de primeira linha vão ajudar a elaborar um projeto muito adequado e consistente, além de buscar os recursos necessários nas mais diversas fontes públicas e da iniciativa privada. “Ficaram muito empolgados com o potencial de requalificação do Centro, para fazer retrofit em imóveis [tendência para recuperar prédios antigos]”, observou.