Até julho, concessionária deve estar atendendo a todos os oito municípios que fazem parte do contrato do gerenciamento regional do lixo. A previsão é do presidente do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), Renato Soares, que concedeu entrevista à Rádio JM esta semana e detalhou os entraves enfrentados no início da concessão.
Por enquanto, apenas foi emitida ordem de serviço parcial à concessionária, que desde janeiro assumiu a coleta de lixo e o tratamento dos resíduos sólidos em Uberaba.
De acordo com o presidente do Convale, os municípios de Conceição das Alagoas e Sacramento estão com o processo em fase final e devem começar a ser atendidos pela concessionária dentro de 30 dias.
Já nas cidades onde o abastecimento de água é responsabilidade da Copasa, apenas é aguardada a deliberação do conselho da companhia sobre o contrato de concessão.
Segundo o dirigente do consórcio, uma minuta foi aprovada anteriormente, mas constava a Caixa Econômica como instituição para o recebimento dos recursos e, ao final, optou-se pelo Banco do Brasil para o processamento.
A situação resultou em mudança no termo e o novo presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, manifestou que o documento precisaria ser submetido novamente ao conselho administrativo, antes do início da cobrança da tarifa de lixo na fatura. O líder do Convale espera que a questão seja resolvida no próximo mês, para que todos os municípios estejam, até julho, com o serviço de coleta sendo prestado pela concessionária.
Presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande, prefeito de Campo Florido, Renato Soares, durante entrevista ao Pingo do J (Foto/Rafaella Massa)