Secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, e o reitor da Uniube assinaram o convênio nesta semana (Foto/Divulgação)
A Secretaria da Saúde firmou convênio nesta semana com o Instituto Maria Modesto, por meio da Sociedade Educacional Uberabense/Uniube. As assinaturas foram acompanhadas por representantes das instituições e gestores da Saúde. Os atendimentos aos pacientes têm início já na segunda-feira (10).
O convênio é resultado dos anseios da Secretaria de Saúde para assistência em saúde e a conciliação do interesse acadêmico, na formação em psiquiatria. Para atendimento aos pacientes serão disponibilizados dois médicos supervisores, seis médicos residentes, além de equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
“Temos um índice muito grande de pacientes na fila e que necessitam desse atendimento. Precisamos cada vez mais reforçar nossa assistência em saúde, nossa rede de psiquiatria, para que a macro e microrregião também tenham essas referências do serviço”, ressaltou secretária de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves.
O fluxo de acolhimento dos pacientes será organizado a partir da SMS pelo sistema de regulação público, por meio da fila eletrônica; eles serão encaminhados da Atenção Básica ou por médicos especialistas. A previsão é que cerca de 80 pacientes sejam atendidos, semanalmente, no ambulatório de saúde psiquiátrica.
O gerente do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal, destacou a importância do serviço. “Fazemos o ensino formando os residentes, a responsabilidade social no cuidado da população. Ofertamos um serviço novo para suprir o vazio assistencial e vamos, então, reconstruindo a história com essa equipe ambulatorial, focando sempre no acesso da população, em princípio do SUS e na integralidade”, pontuou.
O reitor da Uniube, Marcelo Palmério, comemorou: “Esse convênio será muito bom para os nossos alunos, nossos residentes e, principalmente, para a população que precisa de assistência na saúde mental”.
Ampliação. O convênio celebrado amplia a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no município de Uberaba, que abrange serviços de baixa, média e alta complexidade, com acompanhamento de questões relacionadas à saúde mental, desde a Atenção Básica àquelas de alta complexidade.
Para os pacientes que precisam de atenção especializada, a rede conta também com os Centros de Atenção Psicossocial: CAPSi (Infantojuvenil) – destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes a partir dos 3 anos até 17 anos e 11 meses; CAPS Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e CAPS Maria Boneca (instituição parceira do município) – destinado aos cuidados de adultos e idosos; CAPS AD III (Álcool e outras Drogas), destinado ao cuidado do paciente em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas, e o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (Siap) – assistência a casos de média complexidade.