Está aberta a temporada de especulações políticas, principalmente se o assunto for a participação de uberabenses no primeiro escalão do governo Anastasia. Os nomes do vereador e deputado estadual eleito Antônio Lerin (PSB) e do deputado federal Marcos Montes (DEM) vieram à tona com bastante intensidade esta semana.
Conforme declarou ao Jornal da Manhã em reportagem publicada na segunda-feira (11), o democrata participa de audiência esta semana com o governador para reivindicar representatividade para o Triângulo Mineiro. Os nomes a serem apresentados são o de Lerin e de Luiz Humberto Carneiro (PSDB), eleito deputado estadual por Uberlândia.
Desde então os rumores apontam várias direções, uma delas é que o socialista poderá exercer a Secretaria de Esportes. Em contato com a reportagem, Lerin afirmou não existir nada de concreto até o momento. Negou também ter sido sondado ou recebido convites.
Quando fez campanha pela região, o deputado estadual eleito foi muito cobrado pelas lideranças sobre o cumprimento do mandato. Alegação é de que os parlamentares desistiam de permanecer na Alemg para concorrer às prefeituras de suas cidades de origem, deixando a região sem canal com o governo do Estado.
Lerin assumiu compromisso público de exercer o seu mandato até o final, considerando, no entanto, que um secretário de Estado também representa e pode fazer muito pelo Triângulo Mineiro.
No entanto, admite a possibilidade de um dos sete deputados eleitos pela coligação PTB/PSB ser designado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, abrindo vaga para suplência. “Vou cumprir meu mandato até o final. Se aparecer outro convite, discutirei com o partido”, enfatizou.
Comentários dos bastidores também apontam a possibilidade do democrata Marcos Montes vir a exercer a presidência da Cemig. Antônio Lerin reiterou o que disse o deputado quando da entrevista ao JM: MM não está buscando cargos para si, apenas reivindicando representatividade para o Triângulo Mineiro.