MUDANÇAS

Com divisão da Defesa Social em duas pastas, reforma da Prefeitura chega à Câmara este mês

Marconi Lima
Publicado em 02/08/2025 às 12:53
Compartilhar

Projeto que prevê reforma administrativa na Prefeitura deve ser protocolado na Câmara Municipal neste mês de agosto. Confirmação é da prefeita, que espera tramitação tranquila da proposta no Legislativo. Prevista inicialmente para o primeiro semestre e de forma mais ampla, a proposta passou por reexames e as mudanças devem ser menores que as pensadas anteriormente.

Conforme divulgado na coluna FALANDO SÉRIO, do Jornal da Manhã, a sinalização é de que será apenas uma minirreforma, pois algumas situações anteriormente previstas estão sendo reexaminadas. Uma delas seria a transformação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) em supersecretaria, com poderes para monitorar o trabalho de outras pastas.

A prefeita não adiantou detalhes do projeto, mas informou que a peça já estaria pronta para ser protocolada na CMU. Mas, por vezes, o Executivo demonstrou interesse em reformular o papel da Seplan. A pasta teria atribuição de articulação com outras secretarias e órgãos públicos, promovendo a integração e o alinhamento das ações governamentais, monitorando o andamento das obras e projetos e verificando o cumprimento de prazos e metas. 

Ainda conforme a FALANDO SÉRIO, o primeiro projeto de reforma deve tratar da Secretaria de Defesa Social, que seria transformada em duas pastas, a de Mobilidade Urbana e a de Segurança Pública.

No primeiro caso, a pasta cuidaria da implementação de planos e projetos de mobilidade urbana, considerando aspectos como transporte público, circulação viária, acessibilidade e segurança viária. 

Essa secretaria trabalharia em conjunto com outras secretarias municipais, como a de Obras, Meio Ambiente, Saúde e de Educação, e com órgãos estaduais e federais, para garantir a efetividade das políticas de mobilidade urbana. 

Em geral, a Secretaria de Mobilidade Urbana buscaria garantir que a cidade seja um local mais agradável, seguro e eficiente para todos, através do planejamento e da gestão integrada de todos os aspectos relacionados à circulação de pessoas e bens. 

A Secretaria de Segurança Pública concentraria agentes de Trânsito, fiscais de Posturas, Guarda Civil e Defesa Civil. Em outras palavras, as equipes de atuação na segurança pública com o reforço dos fiscais de Posturas, em especial para as questões de poluição sonora. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por