Alunos e professores participaram de roda de conversa com assentados do Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho, de Campo Florido
(Foto/Divulgação)
O curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), iniciou o primeiro semestre de 2024 com a realização de sua aula inaugural em formato diferenciado: uma visita didática ao Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho, em Campo Florido.
A visita contou com a participação de 54 estudantes do curso, bem como de oito professores, os quais tiveram acesso a uma programação extensa e diversificada. A recepção dos estudantes se deu com um café da manhã coletivo no Centro Educacional da universidade, com posterior saída para o Assentamento.
No assentamento foi realizada uma Mística de Abertura preparada pelos estudantes do curso, seguida de uma roda de conversa dos moradores sobre a história do assentamento, as dificuldades enfrentadas ao longo da trajetória e na atualidade, além da situação escolar da comunidade. Após o almoço, houve visita a algumas produções do assentamento, como pitaya, cachaça e leite, além de ida até a represa onde foi estabelecido o acampamento inicial que deu origem ao Assentamento. Após um café da tarde, o grupo retornou a Uberaba.
Para a Coordenação do Curso, função atualmente exercida pela professora Tânia Halley e pelo professor Daniel Ovigli, “as visitas e vivências como a realizada assumem uma função central na formação de futuros educadores do campo, ao mesmo tempo em que fomentam a valorização de práticas e saberes do/no campo, além de estreitarem os vínculos entre a universidade e a comunidade”.
O curso segue em atividades de tempo escola até o final de março. Já entre os meses de abril e junho, serão realizadas visitas de tempo comunidade por alguns professores aos territórios dos discentes.