Após a conclusão do Poço Profundo no Uberaba I, a Codau inicia agora a perfuração de outro no Valim de Melo, mas deve lançar licitações para mais dois (Foto/Divulgação)
Codau finalizou o processo licitatório para a construção de novo poço profundo no Valim de Melo. A vencedora do certame foi Uniper – Hidrogeologia e Perfurações, de Araraquara (SP). A empresa ofereceu proposta no valor de R$4,270 milhões para executar o serviço.
Pelo edital, a empresa terá prazo máximo de oito meses para concluir a obra. Se não houver entraves para a assinatura do contrato e a emissão da ordem para o início dos trabalhos, o novo poço profundo deve estar concluído até fevereiro de 2025.
O poço profundo será instalado no Valim de Melo para atender a região sul da cidade. A localização é estratégica, porque o setor passa por um crescimento populacional e a estrutura reforçará o abastecimento para bairros como o Jardim Itália, Isabel Nascimento, Rio de Janeiro, Valim de Melo, Chica Ferreira e Gameleiras.
Processos licitatórios para a construção de outros dois poços profundos também devem ser lançados ainda este ano pela Codau. O projeto é que as novas estruturas sejam implantadas nos bairros Recreio dos Bandeirantes e Jardim Espanha.
Conforme as informações da autarquia, a capacidade de abastecimento da cidade está no limite e o novo sistema de captação do rio Grande pode levar até quatro anos para entrar em funcionamento. Desta forma, os poços artesianos para uso da água do Aquífero Guarani são a alternativa para suprir a demanda imediata da cidade.