(Foto/Reprodução)
Aconteceu nesta segunda-feira (4) reunião entre a vereadora Rochelle Gutierrez, a diretora de atenção psicossocial Cristiane Alves de Oliveira e a chefe do departamento de políticas sobre drogas, Dayane Cristina De Andrade, para discutir as questões referentes aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Uberaba.
Na semana passada, houve denúncia sobre a marmita do CAPS AD, em que foi encontrada uma mosca, e em visita aos Centros foram constatados outros problemas, como falta de profissionais e insumos.
Em relação aos profissionais que estariam em falta nos Centros, foi esclarecido na reunião que nova gerente para o CAPS Inácio já foi nomeada. Para a contratação de psiquiatra, vai abrir em breve processo seletivo e já existem procedimentos abertos para contratar psicólogo e terapeuta ocupacional. O processo seletivo para contratar enfermeiro já foi finalizado, e em breve o profissional será chamado para o cargo.
Em relação a insumos, como café e açúcar, já na última semana foi aberto edital de licitação para compra de café e açúcar para as unidades. Outro problema identificado pela vereadora foi a ausência de ar-condicionado na farmácia. Foi informado que o equipamento já existe no CAPS, sendo que ainda não foi feita a instalação e manutenção do mesmo.
A parlamentar esclareceu, a respeito da empresa fornecedora das refeições para os usuários do CAPS, que a mesma já havia sido notificada outras vezes pela Secretaria de Saúde. A empresa em questão é a segunda colocada no processo licitatório, e o contrato acaba dia 24 deste mês, sendo que novo processo licitatório está em andamento.
No entanto, não foi feita nenhuma sanção que proíba a atual empresa de participar da licitação para fornecer serviços de alimentação aos CAPS, caso esta queira. “Possivelmente vai ter uma alteração da empresa, mas a gente não sabe ainda quem assume”, enfatiza Rochelle.