POLÍTICA

Depois de quatro anos, Uberaba volta a receber o projeto Parlamento Jovem

Tito Teixeira
Publicado em 23/11/2022 às 20:59Atualizado em 15/12/2022 às 23:01
Compartilhar

A vereadora Rochelle Gutierrez (PP), participou, da formação de coordenadores municipais do Parlamento Jovem Minas, organizada pela Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

Na edição do Parlamento Jovem de 2023, os estudantes do ensino médio vão debater sobre o jovem e o mercado de trabalho. A iniciativa traz de volta a Uberaba o Parlamento Jovem Minas, projeto que acontece em parceria com as Câmaras Municipais, a ALMG e a PUC Minas, formando estudantes do ensino médio para que possam conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A vereadora disse que tem contato com o projeto há mais de nove anos. Sua trajetória com o Parlamento Jovem começou em 2013, quando assumiu a coordenação. Nos seis anos em que foi coordenadora, até 2018, mais de 300 jovens lideranças de escolas públicas e particulares foram formadas.

Em 2023, a previsão é que o projeto aconteça em 151 municípios mineiros. Uberaba está na lista, voltando a ser contemplada depois de quatro anos. Após o encontro de formação, Rochelle volta para articular com os demais vereadores sobre a formatação do projeto.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Os objetivos são estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento; incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal; propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões e levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por