Iniciando o primeiro mandato como deputada, Dandara confirmou que aceitou o convite e afirmou que pretende atuar em pautas voltadas para o aumento da diversidade
Dandara Tonantzin (PT) (Foto/Reprodução)
Com base eleitoral em Uberlândia, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT) assumiu nesta semana a vice-liderança da bancada do PT na Câmara Federal. O Regimento Interno da Casa estabelece que cada partido tem direito a indicar uma vice-liderança a cada quatro parlamentares. A indicação para o cargo foi feita pelo líder da bancada do partido, Zeca Dirceu (PT/PR).
Iniciando o primeiro mandato como deputada, Dandara confirmou que aceitou o convite e afirmou que pretende atuar em pautas voltadas para o aumento da diversidade. “Assumir a vice-liderança nos exigirá grande responsabilidade, mas também ganharemos mais força para pautar uma agenda legislativa em defesa dos direitos das mulheres, da juventude do campo e da cidade, do povo preto, das LGBTs e da classe trabalhadora”, continua o texto publicado nas redes sociais.
Além de sair vitoriosa das urnas no último pleito, Tonantzin também atuou na equipe de transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo Lula (PT) no ano passado. Ela foi nomeada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para trabalhar dentro do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial do processo de transição.
Vereadora em Uberlândia de 2020 a 2022, Dandara foi eleita deputada federal pela primeira vez no ano passado, com 86.034 mil votos, sendo 40% oriundos do eleitorado de Uberlândia. Em Uberaba, a petista teve 2.714 votos.