Linhas gerais do diagnóstico que será entregue hoje foram apresentadas ontem pelo Consórcio à Comissão do Plano de Mobilidade (Foto/Divulgação)
Empresa responsável pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana entregará nesta quinta-feira (19) à Prefeitura o diagnóstico feito para embasar a elaboração do documento. O projeto final, entretanto, só deverá ficar pronto no ano que vem para ser encaminhado à Câmara de Vereadores.
O diagnóstico é resultado das pesquisas, reuniões com os técnicos da empresa e da Prefeitura, bem como dos encontros com moradores dos bairros e análises dos diversos aspectos da mobilidade em Uberaba.
À espera do material, a comissão criada para acompanhar os trabalhos definiu o calendário das próximas ações e anunciou a realização das três audiências públicas para discutir a elaboração da nova legislação.
As duas primeiras audiências acontecerão no início de novembro e em dezembro. Já a terceira está programada para fevereiro de 2025. “Essa última será para discutir o texto final do Projeto de Lei, já com os vereadores eleitos em outubro, tendo em vista que caberá a eles aprovar a matéria junto ao Legislativo”, informou a superintendente de Planejamento Urbano da Prefeitura, Ana Luísa Bilharinho.
Segundo a arquiteta, serão elaborados o Plano de Gestão de Demanda e o Plano de Melhoria de Oferta, apontando diretrizes e soluções para os problemas diagnosticados no Plano de Mobilidade Urbana e propor ações de curto, médio e longo prazos. “Por exemplo, pode ser necessário ampliar o transporte coletivo, colocar mais ciclovias ou calçadas mais acessíveis em determinadas regiões. É isso que o Plano vai apontar”, disse.