TENTATIVA

Dirigentes de concessionárias de ônibus vão à Câmara tentar destravar subsídio

As proposições foram enviadas no início do mês para o Legislativo, mas a votação foi adiada duas vezes na Câmara Municipal

Gisele Barcelos
Publicado em 20/04/2023 às 21:10
Compartilhar

Aguardando desde o início do ano para receber o subsídio da Prefeitura, os dirigentes das empresas de ônibus se reuniram esta semana com vereadores para tentar destravar a votação dos projetos que autorizam benefícios às empresas de transporte coletivo. As proposições foram enviadas no início do mês para o Legislativo, mas a votação foi adiada duas vezes na Câmara Municipal.

Na primeira vez, os projetos saíram da pauta a pedido da Secretaria de Governo. A solicitação ocorreu após a Comissão de Redação, Constituição e Justiça emitir parecer apontando a ausência da Certidão Negativa de Débitos (CND) trabalhistas e recomendar que a votação fosse adiada até o documento ser apresentado. Uma segunda tentativa foi feita para votação na semana seguinte, mas o vereador Tulio Micheli (SDD) pediu vistas e a deliberação foi novamente adiada.

Durante a conversa com os vereadores, os representantes das concessionárias de transporte coletivo apresentaram as planilhas orçamentárias para demonstrarem as dificuldades enfrentadas sem os recursos oriundos da Prefeitura.

A expectativa é que os projetos que autorizam benefícios às empresas de ônibus sejam votados na próxima semana, pois o pagamento da primeira parcela do subsídio foi estabelecido para abril. No entanto, ainda há incerteza devido ao pedido de vistas.

O autor da solicitação tem prazo até terça-feira (25) para devolver os projetos, ou seja, na véspera da última sessão do mês de abril.

Na reunião de quarta-feira (19), Tulio foi consultado se já teria concluído a análise para viabilizar o retorno dos projetos à pauta. Porém, o vereador declarou que não havia sido recebido pelo Executivo para sanar os questionamentos e só entregaria os projetos no fim do prazo. Com isso, restaria apenas uma sessão no mês para votar os benefícios às empresas de ônibus.

O compromisso de repassar o subsídio às concessionárias foi firmado dentro da negociação para o reajuste de apenas R$0,50 na tarifa de ônibus este ano. Ao todo, R$12 milhões serão liberados para as empresas de transporte coletivo em 2023. O montante já foi inserido no orçamento, porém ainda não começou a ser pago, porque é necessária a aprovação do Legislativo do projeto específico sobre a concessão do benefício.

O outro projeto renova por mais um ano isenção fiscal concedida desde 2014 às empresas de transporte coletivo. A proposta isenta as concessionárias do recolhimento do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e do CGO (Custo de Gerenciamento Operacional) até 31 de dezembro de 2023. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por