ABAIXO-ASSINADO

Divulgação do JM quadruplica número de assinaturas pela duplicação da 262

Gisele Barcelos
Publicado em 10/06/2023 às 19:03Atualizado em 11/06/2023 às 10:35
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A petição on-line pede a revisão dos estudos que indicam que a rodovia deve receber adequações, mas sem a devida duplicação (Foto/Reprodução)

A petição on-line pede a revisão dos estudos que indicam que a rodovia deve receber adequações, mas sem a devida duplicação (Foto/Reprodução)

Número de adesões no abaixo-assinado que reivindica a duplicação da BR-262 praticamente quadruplicou em apenas duas semanas. Após divulgação pelo Jornal da Manhã e Rádio JM no início de junho, quase 1.400 pessoas assinaram a petição on-line e o total de apoiadores pulou de 469 para 1.857, até início da tarde deste sábado (10).

O abaixo-assinado continua ativo e os interessados podem aderir à campanha para pressionar o governo federal a revisar o modelo de concessão da BR-262. O objetivo é incluir a implantação da pista dupla de Uberaba a Nova Serrana entre as obras a serem realizadas pela empresa que assumir a rodovia.

A campanha virtual foi lançada por lideranças classistas da região após o projeto da nova concessão da rodovia ser apresentado no ano passado. No documento, o grupo requer que a contratação da nova concessionária seja paralisada até que ajustes sejam feitos no projeto, para atender à expectativa dos usuários da BR-262.

Na petição on-line, é solicitada a revisão dos estudos de tráfego, sob o argumento de que as contagens em campo foram elaboradas entre março e abril de 2021, período em que o país estava passando pela segunda onda da pandemia de Covid-19 e houve redução de tráfego nas rodovias brasileiras.

Paralelo à campanha virtual, articulações também vêm sendo feitas em Brasília com o novo governo federal, na tentativa de assegurar a duplicação da BR-262.

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está analisando se dará continuidade ao projeto da nova concessão, iniciado pela administração anterior, mas também cogita buscar uma alternativa para a empresa atual permanecer responsável pela rodovia. No caso da segunda opção, seria necessária uma repactuação com a Triunfo Concebra.

Um posicionamento precisará ser anunciado no segundo semestre deste ano, já que termina em novembro de 2023 o aditivo firmado com a Triunfo para a manutenção da BR-262.

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