O vereador José Severino Rosa (PT) quer que Uberaba tenha uma lei voltada para a Economia Solidária. A proposta saiu do Fórum de Economia Popular Solidária, realizado por movimentos populares no fim de semana, em Uberaba, do qual ele participou.
O diretor da Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba (Cooperu), José Eustáquio de Oliveira, que também é assessor do vereador, disse que o encontro foi mais uma maneira de orientar trabalhadores de vários segmentos, no que diz respeito à formação de grupos para a economia solidária.
O fórum durou três dias e contou com a participação de pessoas ligadas às cooperativas, associações e pequenos empreendedores, interessados em fortalecer o negócio através da economia solidária, além dos vereadores Lourival dos Santos (PCdoB) e João Gilberto Ripposati (PSDB).
No encerramento do encontro foi montado um fórum permanente por meio de eleição, realizada a votação do Regimento Interno e definido o nome dos 10 empreendedores para participarem da Feira de Economia Popular Solidária, que deverá acontecer em agosto no município de Ituiutaba (MG).
O vereador José Severino disse que o objetivo maior desta discussão foi valorizar o potencial do trabalhador, principalmente da agricultura familiar. E agora estuda, juntamente com sua assessoria, a elaboração de um projeto para criar uma lei que beneficia o trabalho artesanal, no sentido de ajudar na produção em sistema de cooperativas.