ANTES DE TERMINAR

Ecovias diz que empresa abandonou obra de passarelas na BR-050 em Uberaba

Concessionária afirma que contratada desmobilizou equipes antes do fim do contrato e promete retomar intervenções nos km 171 e 175 o quanto antes

Marconi Lima
Publicado em 13/01/2026 às 15:03Atualizado em 13/01/2026 às 23:56
Compartilhar

Em nota divulgada nesta terça-feira (13), a Ecovias informou que a KL Construções Metálicas e Civis Ltda. “promoveu, por iniciativa própria, a desmobilização de suas equipes antes do término do contrato” (Foto/Reprodução)

A Ecovias Minas Goiás confirmou que as obras de duas passarelas de pedestres no trecho urbano da BR-050, em Uberaba, foram paralisadas após a empresa contratada para executar o serviço desmobilizar as equipes e deixar o canteiro. A concessionária afirma que adota medidas contratuais para resolver a situação e diz que já providencia ações para viabilizar a retomada das intervenções.

Em nota divulgada nesta terça-feira (13), a Ecovias informou que a KL Construções Metálicas e Civis Ltda. “promoveu, por iniciativa própria, a desmobilização de suas equipes antes do término do contrato”, por fatores que, segundo a concessionária, seriam alheios à relação contratual. A empresa também declarou que sua equipe de conservação já fez a limpeza de resíduos deixados no canteiro, “garantindo a segurança e a organização da área”.

A manifestação ocorre após moradores denunciarem a paralisação das obras. Vídeo divulgado em redes sociais pelo presidente da Associação de Moradores do bairro Volta Grande, Ederson Leite Lemos, apontou que o canteiro de obras foi desmontado e que a construção da passarela sobre a rodovia Chico Xavier (BR-050) teria sido abandonada, com relato de que outra empresa assumiria os trabalhos.

As estruturas estão sendo instaladas nos quilômetros 171 (próximo ao bairro Alfredo Freire) e 175 (em frente à loja Havan). Em audiência pública realizada em julho do ano passado, ANTT e Ecovias haviam apresentado cronograma com entrega ainda em outubro de 2025. Depois, o prazo foi adiado para dezembro de 2025 e, no fim do ano, reprogramado novamente para março de 2026.

Na ocasião do adiamento para março, a concessionária afirmou que a revisão do cronograma ocorreu por “ajustes no processo de produção das estruturas” e que o projeto permaneceria inalterado, com estrutura metálica, iluminação, câmeras de monitoramento e rampas de acessibilidade.

Agora, a Ecovias sustenta que trabalha para retomar as obras “o quanto antes”, citando a importância das passarelas para a população e o cumprimento das obrigações junto aos usuários da BR-050.

Entenda o caso

As duas passarelas previstas para o trecho urbano da BR-050, em Uberaba, serão instaladas nos km 171, próximo ao bairro Alfredo Freire, e km 175, em frente à loja Havan. O cronograma foi apresentado em audiência pública na Câmara Municipal, com participação da ANTT e da concessionária Ecovias Minas Goiás, e apontava entrega das estruturas em outubro de 2025

Como as passarelas não estavam no contrato original, a localização passou por ajustes e foi realocada após solicitação da concessionária, com autorização da ANTT em aditivo contratual publicado no Diário Oficial da União em 19 de agosto. Depois, a Ecovias informou que o prazo seria adiado para dezembro de 2025 e, mais tarde, reprogramado novamente para março de 2026, alegando ajustes no processo de produção das estruturas

A concessionária também afirmou que o projeto foi mantido, com estrutura metálica, iluminação, câmeras de monitoramento e rampas de acessibilidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por