Com o sistema informatizado ainda fechado, o edital deve ser lançado somente no mês de fevereiro, e o prazo para a inclusão do carnaval seria muito pequeno
Fundação Cultural deve lançar em fevereiro edital para empresas interessadas em patrocinar eventos na cidade ao longo do ano, mas ainda não há confirmação se o carnaval 2025 entrará no chamamento em busca de parceiros.
De acordo com o presidente da autarquia, Cássio Facure, a intenção é que a folia também esteja entre os eventos que poderão receber patrocínios este ano, mas pode não haver tempo hábil para incluir a programação no edital.
Facure explicou que não haverá prazo para o lançamento do edital referente aos patrocinadores em janeiro, pois existem os trâmites da transição de governo no início do ano e, também, restrições devido à abertura do sistema informatizado.
Com isso, a estimativa é que o processo para captação dos patrocinadores seja lançado apenas no próximo mês e o tempo poderá ser apertado para a inclusão do carnaval, que acontecerá no período de 1º a 4 de março este ano. “Temos que cumprir o prazo legal previsto em lei [para a realização do chamamento dos patrocinadores]. Por isso, talvez para o carnaval não dê [tempo] em 2025, mas para o restante do calendário cultural do ano deve acontecer”, salientou.
No entanto, o presidente da Fundação assegurou que não haverá impedimentos para que a folia tenha patrocinadores no segundo ano do governo em 2026, pois haverá condições de organizar o edital com antecedência.
Entre os eventos culturais em Uberaba que devem integrar o edital para captação de patrocínios estão o Festival de Inverno de Peirópolis, o Festival de Blues e o Festival de Jazz.