Atendendo solicitação da UFTM, Secretaria Municipal de Educação fez retificação do edital do concurso público do magistério. As alterações foram publicadas nesta semana e podem ser acessadas no site do IBGP, responsável pela organização do processo de seleção.
Dentre as alterações, o novo documento estabelece que professores graduados em licenciatura plena em Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Inglesa e Letras/Língua Estrangeira tenham os mesmos direitos de concorrer à função de professor de Educação Básica dos anos finais do Ensino Fundamental.
“Desde que o edital do concurso do magistério foi publicado, recebemos vários questionamentos da população e demandas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro sobre a possibilidade de estender a formação em Letras para outras especialidades além do inglês. Nossa gestão é participativa e, por isso, os pedidos foram atendidos”, declarou o secretário de Educação, Celso Neto.
Com a ampliação dos novos critérios do edital, o cargo de professor de Educação Básica dos anos finais do Ensino Fundamental passou a ter vagas divididas para cada uma das diferentes formações, sendo oito para os graduados em Letras/Língua Inglesa e quatro vagas para os habilitados em Letras/Língua Portuguesa e Letras/Língua Estrangeira.
Para Celso Neto, essa é uma forma de adequar as necessidades do Município com as da população. “A alteração acontece para que possamos abranger a maior quantidade possível de candidatos, nesse que é um dos maiores concursos da Educação dos últimos tempos em Uberaba”, declarou o titular da Pasta.
Por enquanto, não houve mudança no cronograma do concurso. As inscrições devem ser abertas na próxima semana, no dia 13 de setembro. A aplicação de provas também continua programada para 5 de novembro de 2023.