A Secretaria de Educação (Semed) dará início na próxima terça-feira (5), aos testes de um novo sistema de registro de presença dos alunos no transporte escolar, tanto rural quanto urbano. A novidade é a adoção de cartões magnéticos individuais para cada estudante, juntamente com um aplicativo para facilitar o acompanhamento por parte dos inspetores e dos responsáveis.
O projeto prevê que cada aluno matriculado nas escolas municipais receba um cartão magnético personalizado, contendo todas as informações relevantes, tais como nome completo e necessidades especiais (caso haja). Durante o transporte, a inspetora escolar utilizará um aplicativo para registrar a entrada e saída de cada aluno, simplesmente passando o cartão pelo leitor, um aparelho celular.
A fase inicial do projeto será desencadeada em um ônibus que atende o turno matutino da Escola Municipal Cívico-Militar Professor José Geraldo Guimarães, transportando cerca de 90 alunos. Essa primeira etapa servirá para avaliar a eficiência do sistema e identificar possíveis ajustes antes de sua implementação em larga escala. No momento, os cartões serão provisórios.
"A implantação desse sistema representa um grande avanço para a nossa rede. Com a utilização dos cartões e do aplicativo, poderemos otimizar as rotas, melhorar a frequência dos alunos e garantir a segurança de todos. Além disso, as informações coletadas nos auxiliarão a tomar decisões mais assertivas e a oferecer um serviço de transporte escolar ainda mais eficiente", destacou o diretor de Logística da Semed, Alexandre Lennon.
Em uma próxima fase, a intenção é que os pais e responsáveis acompanhem em tempo real a localização do transporte escolar, além de terem acesso a informações detalhadas sobre as rotas, horários e frequência dos filhos. Pelo aplicativo, será possível visualizar um mapa com as rotas atualizadas, garantindo maior tranquilidade e segurança.