(Foto/Divulgação)
Preparativos para as eleições de outubro também devem alterar o secretariado da prefeita Elisa Araújo (SDD) a partir de abril. A chefe do Executivo informou que já foi comunicada por integrantes da equipe sobre a futura desincompatibilização dos cargos para viabilizar candidaturas a vereador no pleito deste ano.
Apesar de confirmar as futuras baixas no time, a prefeita não revelou quais pastas devem ter mudanças e nem quantos apoiadores devem pedir exoneração para estarem aptos à disputa de vaga na Câmara Municipal. Elisa apenas declarou que já tem os substitutos escolhidos para todos os cargos que ficarão vagos.
O primeiro prazo para desincompatibilização dos postulantes a candidatura a vereador é no início de abril. Até a data, quem está na função de secretário ou de adjunto deverá pedir desligamento do cargo para estar apto a disputar vaga no Legislativo em 2024. Se Celso Neto decidir concorrer a novo mandato na Câmara, o comando da Educação deverá ter mudança no próximo mês.
Abril também é a data-limite para a desincompatibilização de dirigentes de autarquias, fundações ou empresas públicas de economia mista, que tenham projeto para concorrer a cadeira na Câmara este ano.
Os dirigentes sindicais interessados em candidatura a prefeito ou a vereador devem se desligar do posto até o dia 2 de junho. Já os servidores públicos em geral, inclusive ocupantes de cargos comissionados, devem pedir afastamento da função até 2 julho. Apenas o servidor que atua em áreas ligadas à arrecadação tributária deve seguir um prazo diferenciado, de seis meses antes das eleições.