Segundo a chefe do Executivo, a expectativa é que as comissões internas da Assembleia concluam a análise do projeto para votação em plenário já na próxima semana
Prefeita Elisa Araújo aproveito a presença de deputados no evento de abertura da safra para cobrar a aprovação do projeto que oficializa a doação da área da antiga planta de amônia ao município (Foto/Jairo Chagas)
Aproveitando a presença em massa de deputados estaduais em evento do setor sucroalcooleiro nesta sexta-feira (28), a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) fez apelo aos parlamentares para aprovação do projeto que oficializa a doação da área da extinta planta de amônia no Distrito Industrial 3 ao governo municipal. A matéria tramita desde março na Assembleia Legislativa.
Segundo a chefe do Executivo, a expectativa é que as comissões internas da Assembleia concluam a análise do projeto para votação em plenário já na próxima semana. “Conto com o voto de vocês para a doação em definitivo porque já conseguimos atrair investimento de R$ 5 bilhões para essa área”, disse.
Por enquanto, a projeto aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Depois, a proposta ainda deverá passar pelo crivo dos integrantes da Comissão de Administração Pública antes de seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa.
Ainda no discurso, a prefeita também solicitou o apoio do ministro de Minas e energia, Alexandre Silveira (PSD), viabilização do gasoduto até Uberaba. “Precisamos do gás para avançar na autonomia em relação à produção de fertilizantes”, manifestou.
A chefe do Executivo ressaltou que o empreendimento é necessário para transformar a cidade em um pólo gás-químico e de biocombustíveis. “O projeto do primeiro pólo gás, álcool e químico da América Latina tem que ser em Uberaba”, afirmou ao se dirigir diretamente ao ministro durante a fala.
Presidente da ALMG prevê votação da matéria na 1ª quinzena de maio
Projeto que oficializa a doação de área para o município deve ser votado ainda na primeira quinzena de maio na Assembleia Legislativa de Minas. A previsão é do presidente da Casa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), que cumpriu agenda em Uberaba ontem para evento do setor sucroalcooleiro.
Segundo o parlamentar, o projeto começará a tramitar nas comissões na próxima semana e a inclusão na pauta dependerá do término da análise nos colegiados.
O presidente da Assembleia manifestou que há o interesse de priorizar a inclusão da matéria na pauta do Legislativo, pois é um projeto voltado ao desenvolvimento do município. “Se as comissões conseguirem analisá-lo ainda esta semana, já será encaminhado para o plenário. No mais tardar, podemos votar na outra semana”, salientou.
Questionado, o presidente da Assembleia manifestou que não é esperada resistência ao projeto em plenário, mas lembrou que o Legislativo é um espaço aberto a debates e sugestões podem ser apresentadas para aprimorar a proposta.
“A assembleia é uma casa de todos e temos que escutar a opinião de todas. Não tenho dúvidas que um projeto que traz desenvolvimento terá apoio importante da casa, mas discussões são importantes para construirmos e acharmos um denominador comum”, salientou.
O projeto referente à doação da área da extinta planta de amônia a Uberaba é de autoria do deputado estadual Zé Laviola (Novo). Segundo o texto, a transferência da titularidade da área para o município é necessária para que a Prefeitura possa iniciar o processo de destinação do terreno a empresas interessadas em se instalar na cidade. No entanto, há um artigo que determina a devolução do imóvel ao Estado se não for concretizada a instalação de empresas no terreno dentro do prazo de 10 anos.