NÃO DESISTIU

Elisa diz que licitação da UBS São Benedito está prestes a sair

Obra foi anunciada há três anos e não realizada, mas, segundo a prefeita Elisa, não houve recuo do governo para a implantação do posto de saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 24/06/2023 às 19:43
Compartilhar
Mesmo com Ordem de Serviço emitida em 2020, com desistência da empreiteira, a área na rua Apolônio Sales segue desocupada e até chegou a ser explorada por desconhecido como estacionamento, durante a ExpoZebu (Foto/Reprodução)

Mesmo com Ordem de Serviço emitida em 2020, com desistência da empreiteira, a área na rua Apolônio Sales segue desocupada e até chegou a ser explorada por desconhecido como estacionamento, durante a ExpoZebu (Foto/Reprodução)

Prefeitura não desistiu de construção de unidade básica de saúde no São Benedito. Embora a obra tenha sido anunciada há três anos e ainda não tenha começado, a prefeita Elisa Araújo (SDD) assegurou que não houve recuo do governo quanto à implantação do posto de saúde no bairro.

Em entrevista à Rádio JM na semana que passou, a chefe do Executivo informou que o município está na reta final para a publicação do edital de licitação da obra. Não especificou, porém, cronograma para o início da implantação da unidade básica no São Benedito.

Parte dos recursos para a implantação da UBS São Benedito está assegurada desde 2019, pois a Câmara Municipal devolveu R$700 mil do duodécimo à Prefeitura para custear a obra. No fim do governo do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), uma empresa chegou a ser contratada por R$983,2 mil para executar o serviço.

Houve inclusive a emissão da Ordem de Serviço em 2020 para o início da construção da unidade básica em terreno na avenida Apolônio Sales, mas a empreiteira acabou desistindo do contrato. A abertura de uma nova licitação foi divulgada em 2021, o que não se concretizou até o momento.

Uma das questões que emperraram a obra da unidade básica no bairro foi o impasse quanto ao destino do prédio da UPA São Benedito. Ao longo do ano passado, chegou a ser estudada a possibilidade de instalar a UBS no imóvel do antigo Hospital Santa Cecília e construir um novo espaço específico para o pronto atendimento.

No entanto, a prefeita manifestou à Rádio JM que foi confirmada a construção da unidade básica no terreno na avenida Apolônio Sales, como inicialmente anunciado. Já o prédio da UPA São Benedito passa por reforma para atender às exigências do Ministério da Saúde e viabilizar a retomada dos repasses federais e estaduais para o custeio, suspenso no fim de 2020.

Veja também: Possível mudança de UPA atrasou a obra da UBS do São Benedito

Questionada sobre os prazos para a abertura da licitação da UBS São Benedito, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, declarou que a publicação do edital depende apenas da aprovação do projeto pela Vigilância Sanitária Estadual. Segundo a titular da pasta, uma reunião está programada em Belo Horizonte nesta semana para tratar do assunto com o órgão.

Entenda: Impasse emperra implantação de unidade de saúde no São Benedito

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por