Elisa e Tony votaram neste domingo (Foto/Francis Prado/Divulgação)
Uberaba terá segundo turno entre Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB) no dia 27 de outubro. Com 100% das urnas apuradas, a candidata à reeleição totalizou 76.409 votos, o que representa 46,36% dos votos válidos. Já o adversário somou 46.294 votos, equivalente a 28,09% dos votos válidos.
Em entrevista à Rádio JM, Elisa afirmou estar satisfeita com o resultado porque as pesquisas de consumo interno apontavam para o cenário de segundo turno. No entanto, a candidata à reeleição salientou que o número de votos alcançado superou as expectativas. “Vamos respeitar o resultado e enfrentar o segundo turno com muita determinação e energia”, salientou.
Quanto a possíveis alianças para a nova fase da campanha, a prefeita afirmou que o assunto será discutido a partir de agora, mas não especificou nomes. “No primeiro turno, estávamos disputando um com o outro e todos contra mim. Agora vamos dialogar”, posicionou.
Para o prefeitável do MDB, o resultado também ficou dentro do esperado. “Em um cenário com seis candidatos não vislumbraria que ninguém fosse ganhar no primeiro turno”, destacou, manifestando que o tempo maior no horário eleitoral gratuito a partir de agora permitirá apresentar melhor as propostas e a expectativa é ampliar a votação.
Em relação aos apoios para o segundo turno, Tony declarou que pretende conversar com todos os candidatos. Apesar de a coligação dele ter entrado com pedido de impugnação contra a candidatura de Anderson Adauto (PV), o emedebista afirmou que também pretende conversar com AA para possível composição. “[A impugnação] foi iniciativa da coligação, e não do candidato Tony Carlos. As decisões são colegiadas. Da nossa parte, essa questão está superada”, argumentou.
Anderson Adauto (PV) foi o terceiro mais votado, porém os 21.256 votos recebidos constam como anulados, porque ele está com a candidatura sub judice. O registro foi indeferido em primeira instância e a decisão ainda está sendo contestada nas esferas superiores.
O candidato do PL, Samir Cecílio, aparece em seguida, com 14.971 votos. Paulo Piau (PSDB) totalizou 5.308 votos e Adriano Espíndola (PSTU) ficou com 576 votos.