Flagrantes de Jairo Chagas mostram o estado da Filomena Cartafina, onde os buracos estão se multiplicando até onde já foi recapeado (Foto/Jairo Chagas)
Assumindo a presidência da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) aproveitou a presença do vice-governador Mateus Simões (Novo) na cerimônia de posse nesta sexta-feira (3) e fez um apelo contra a municipalização da avenida Filomena Cartafina.
O Estado assumiu a responsabilidade de manutenção da via a partir de 2009. No entanto, o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, revelou a proposta para devolver o trecho à gestão do município quando as obras de revitalização da pista foram concluídas.
Na solenidade, pela primeira vez, Elisa reagiu de forma contrária ao retorno da manutenção da Filomena Cartafina para o município e citou o vice-governador durante o pronunciamento para defender que a rodovia continue sob a responsabilidade do Estado.
O vice-governador não entrou em detalhes sobre o pleito ao longo do discurso no evento. Ele declarou somente que o destino da avenida Filomena Cartafina será tratado quando a obra de revitalização foi encerrada, o que deve ocorrer no segundo semestre. “A gente discute isso [municipalização] quando acabar a reforma. Primeiro vamos acabar a reforma”, disse, esquivando-se do tema.
A resistência da prefeita em aceitar a devolução da rodovia para a gestão municipal é explicada pelo custo para a conservação do trecho. Para a revitalização dos 28 quilômetros da Filomena Cartafina, o Estado firmou contrato no ano passado no valor de R$20 milhões. O montante seria muito alto para ser bancado pelos cofres da Prefeitura.
No entanto, a municipalização da avenida Filomena Cartafina pode acabar perdendo força com a mudança no comando da Secretaria de Infraestrutura. O titular da pasta, Fernando Marcato, foi quem revelou a proposta, mas nesta sexta ele anunciou que estava se desligando do cargo para se dedicar à família.
Marcato deverá ser substituído no cargo pelo ex-superintendente na Diretoria de Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público-Privadas do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Pedro Bruno Barros de Souza, e ainda não há informação sobre o posicionamento dele quanto à proposta de municipalizar a avenida Filomena Cartafina.
Histórico. A avenida Filomena Cartafina estava sob a responsabilidade do município até 2009. No entanto, um convênio assinado durante a gestão do ex-prefeito Anderson Adauto estabeleceu investimentos do Estado para a recuperação da pista e o repasse da rodovia para manutenção pelo Estado após a obra, que foi concluída no ano seguinte.
Na época, a obra consistiu na recuperação total de 22 quilômetros de pista. Os investimentos giraram em torno de R$12 milhões, tendo R$3,8 milhões sido contrapartida da Prefeitura.