A prefeita ainda tem agenda para retomar articulações referentes à municipalização de escolas da rede estadual
A agenda na capital mineira também incluirá uma reunião com o vice-governador (Foto/Divulgação)
Para tratar sobre implantação do Samu Triângulo Sul e retomar articulações referentes à municipalização de escolas da rede estadual, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) cumprirá agenda até esta quarta-feira (11) em Belo Horizonte.
Um dos compromissos nesta terça-feira será reunião com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, para avançar na consolidação do Samu Regional. A perspectiva é colocar o serviço em funcionamento na macrorregião ainda no primeiro semestre deste ano, porém a expansão depende de o Estado enviar as ambulâncias para atender as demais cidades.
O projeto foi dimensionado com o aporte de 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado para um atendimento adequado a uma população estimada em mais de 700 mil pessoas, em 26 municípios do Triângulo Sul.
Além disso, a chefe do Executivo permanecerá em Belo Horizonte amanhã e retomará as tratativas sobre a municipalização de escolas da rede estadual. O assunto será discutido com o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Lopes Pedroso, e com o assessor de Articulação Municipal, Igor Debossan.
A proposta de municipalização vem sendo discutida desde o governo passado, mas não avançou até agora por conta de questionamentos sobre o impacto da medida para os professores da rede estadual.
O projeto envolve a absorção gradual pelo Município das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental hoje atendidas em escolas estaduais. No total, são 6.000 estudantes. Desse montante, 2.000 alunos estão em quatro unidades que oferecem somente turmas de 1º ao 5º ano: Miguel Laterza, Grupo Brasil, Dom Eduardo e Fidélis Reis. A proposta é municipalizar primeiramente essas quatro escolas estaduais exclusivas de alunos até 5ª série.
A agenda na capital mineira também incluirá uma reunião com o vice-governador, Mateus Simões (Novo), para tratar sobre o desenvolvimento econômico da região.