Prefeita Elisa esteve ontem no bairro São Cristóvão, onde casas foram inundadas e ruas sofreram danos com a chuva de terça-feira (Foto/Divulgação)
Após fortes chuvas no feriado e registro de inundações em imóveis na Vila São Cristóvão, a prefeita Elisa Araújo visitou nesta quarta-feira (22) a comunidade do bairro e apresentou ações a serem realizadas para evitar que os casos de alagamento continuem atingindo residências na área.
De acordo com a prefeita, a equipe técnica verificou algumas intervenções a serem executadas a curto prazo para minimizar os impactos das chuvas. Foi identificado, por exemplo, que um estabelecimento comercial, localizado na avenida Deputado José Marcus Cherém, deve realizar uma obra de drenagem interna e externa com o objetivo de direcionar corretamente a água de chuva para uma nova rede pluvial e bocas de lobo a serem instaladas pela empresa, na rua José Lucas Evangelista, localizada atrás do estabelecimento.
Hoje a contenção provisória nos fundos do empreendimento comercial está cedendo e arrastando barro para as moradias próximas, na Vila São Cristovão. A situação é gerada pela água de chuva do telhado e do pátio do estabelecimento, que é lançada irregularmente em cima do passeio da rua José Lucas Evangelista.
Além disso, já está previsto que o estabelecimento faça um muro de arrimo. O que ainda não foi feito em função do grande volume de chuvas. Segundo as informações da Prefeitura, os dirigentes do estabelecimento comercial já se comprometeram a auxiliar as famílias e visitou cada uma das casas atingidas. Foi feita a limpeza dos locais, oferecendo contenção para as casas, cestas básicas e cobertores, até que a chuvas deem uma pausa para que a construção do muro de arrimo seja efetivada.
A prefeita adiantou que também deve ser feita uma obra macro de drenagem para comportar as águas que vêm da avenida Deputado José Marcus Cherém para o bairro, o que deve ser feito em longo prazo.
Já na rua Charleston Luiz da Silva, também na Vila São Cristóvão, a Codau desenvolverá um projeto para atender a toda a demanda de água da via e das ruas adjacentes até chegar ao viaduto sob a BR-262. Trata-se de uma obra de grande porte, que demandará recursos vultosos do orçamento da Prefeitura de Uberaba