Estado e União reconheceram a declaração de Situação de Emergência no Município de Uberaba em decorrência das queimadas em diversas áreas do município. A medida foi formalizada em publicações no Diário Oficial de Minas Gerais e no Diário Oficial da União.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Eliel Miranda, o reconhecimento faz com que Uberaba esteja apta para ser contemplada com recursos e apoio das diferentes esferas governamentais.
Miranda posicionou que os recursos federais e estaduais são voltados para a recuperação das áreas afetadas pelos incêndios florestais e atendimento da população atingida pelas queimadas. “Agora temos que colocar os valores dos prejuízos, bem como o plano de trabalho para os valores solicitados”, acrescentou.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, um treinamento será realizado na próxima semana, com apoio do órgão estadual, para auxiliar nos próximos passos para pleitear o suporte financeiro.
O estado de emergência em Uberaba devido à estiagem e ao elevado risco de incêndios em áreas florestais foi decretado no fim de agosto pela Prefeitura. O ato tem validade por 180 dias.