Fundação Cultural contratou especializada nesta modalidade de captação de recurso e campanha será lançada em abril, por ocasião do aniversário de nascimento do médium
Memorial Chico Xavier tem projeto aprovado para captação de recursos pela Lei Rouanet, mas também buscará outra fonte por meio de doações (Foto/Reprodução)
Fundação Cultural contratou empresa para realizar captação de recursos via vaquinha virtual para o Memorial Chico Xavier. A primeira campanha de crowdfunding deve ser lançada até abril, mês em que era celebrado o aniversário do médium.
De acordo com o diretor do Memorial Chico Xavier, museólogo Carlos Vitor Silveira de Souza, a medida tem o objetivo de facilitar o processo para recebimento de doações de pessoas físicas. Ele explicou que, atualmente, esse grupo só pode fazer contribuições por meio do imposto de renda, mas o trâmite é burocrático e restrito a quem faz a declaração no modo completo. “Como tem os isentos e quem faz declaração simplificada, a maioria não pode doar. Isso reduz o universo de captação”, esclareceu.
Além disso, o museólogo posicionou que já foi observado interesse das pessoas de fazerem doações diretas ao Memorial, porém o Poder Público não pode simplesmente receber contribuições individuais. Segundo ele, é necessário ter registro e monitoramento das verbas recebidas para fins de prestação de contas aos órgãos fiscalizadores. “Essa é uma logística que não possuímos. Não tínhamos como receber e gerir. Com a contratação da empresa especializada, funciona de forma mais transparente. As doações serão lastreáveis e terão o controle de quem doou e o valor disponibilizado”, ponderou.
O diretor do Memorial salientou ainda que, diferente da Lei Rouanet, que estabelece um valor máximo para ser captado, o modelo de vaquinha virtual não tem um teto fixo e nem limitação de prazo enquanto o contrato com a empresa estiver em vigor. Com isso, as doações poderão tanto ser utilizadas para o atual projeto de revitalização do espaço quanto para a sustentabilidade e manutenção do local após a conclusão da obra.
Silveira acrescentou que os detalhes para o início da campanha de captação via vaquinha virtual serão definidos ao longo do mês de fevereiro. De acordo com ele, a perspectiva é que a plataforma que permitirá pessoas físicas efetuarem doações diretas seja lançada em março e já esteja em operação em abril, mês em que era comemorado o aniversário do líder espírita.
Em paralelo, também haverá uma campanha direcionada a pessoas físicas que desejam fazer a doação para o Memorial via imposto de renda, dentro do projeto aprovado pela Lei Rouanet. O museólogo ressaltou que a empresa contratada também disponibiliza suporte de contadores e acompanhamento aos declarantes para evitar problemas futuros no processo junto à Receita Federal.
Para prestar o serviço, a Vivas Cultura e Esporte, de Belo Horizonte, receberá o valor fixo de R$42.900 da Fundação Cultural e uma porcentagem dos valores doados. No caso de recursos captados via Lei Rouanet, serão destinados 2,78% para a empresa. Já do que for captado por crowdfunding, 7% serão repassados à consultoria.
Balanço. O município tem projeto aprovado na Lei Rouanet para captar até R$3,6 milhões em patrocínios e doações destinados à revitalização do Memorial Chico Xavier. No momento, R$2,2 milhões já foram assegurados e a maior parcela veio de contribuições de empresas privadas. Do montante, só R$25 mil vieram da doação de pessoas físicas via imposto de renda.