Prefeitura de Uberaba e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) assinaram contrato com a empresa japonesa de engenharia e consultoria Nippon Koei para o gerenciamento do Programa Desenvolve Uberaba. O programa reúne um conjunto de obras nas áreas de saneamento, infraestrutura, mobilidade urbana e revitalização de espaços públicos.
A Nippon Koei foi vencedora da licitação realizada pela Codau na modalidade Técnica e Preço. O contrato tem valor de R$4,3 milhões. A assinatura contou com a presença do gerente-geral da empresa, Eduardo Kurokawa, e do coordenador de contratos, Isaltino Brochado Neto.
De acordo com a coordenadora do Programa Desenvolve Uberaba, Érika Cunha, a empresa gerenciadora será responsável pela coordenação estratégica, administrativa e técnica do programa, atuando como elo entre a Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), o Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF) e as demais empresas contratadas. A gerenciadora irá integrar informações, consolidar cronogramas físico-financeiros, acompanhar metas e riscos e garantir a coerência entre contratos e entregas.
Além da contratação da gerenciadora, o Programa Desenvolve Uberaba também definiu a empresa responsável pela supervisão das obras, o Consórcio Uberaba Sustentável – HTV, liderado pela Hidroconsult Consultoria, Estudos e Projetos Ltda.
O presidente da Codau, Rui Ramos, destacou que o sistema de abastecimento do rio Grande é a maior obra do programa e segue avançando no cronograma. Segundo ele, recentemente foram publicados dois editais de licitação, um para a execução da obra e outro para a aquisição da tubulação da adutora, considerados passos decisivos para a implantação da segunda fonte de abastecimento de água do município.
Além do sistema de abastecimento do rio Grande, o Programa Desenvolve Uberaba contempla a construção da Estação de Tratamento de Esgoto IV, a modernização da rua Arthur Machado, a implantação da Rua do Comércio, criação de ciclovias, revitalização de parques e outras intervenções urbanas.