O Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Prefeitura de Uberaba, divulgou o balanço das ações realizadas entre 1º de janeiro e 22 de dezembro. No período, o setor recebeu 3.063 denúncias pelos canais oficiais de atendimento, que incluem telefone, WhatsApp, e-mail e o teleatendimento do programa Cidade Ativa, resultando em fiscalizações e autuações em diferentes áreas.
A fiscalização de imóveis irregulares concentrou a maior parte das ações. Ao todo, foram vistoriados 11.043 imóveis, com a emissão de 8.761 autuações. Entre as infrações mais frequentes estão a falta de limpeza, com 2.269 registros, irregularidades em muros (1.359), problemas em passeios públicos (1.408), além de 385 autuações por imóveis abandonados e 623 por depósito irregular de materiais ou entulhos em calçadas.
Pode interessar: Buraco profundo em calçada provoca queda de idoso em Uberaba
No combate ao descarte irregular de lixo e entulho, foram registradas 116 autuações ao longo do ano. Já em relação ao uso indevido do espaço público, o departamento emitiu 125 notificações e lavrou 128 autuações.
As ações de controle da perturbação do sossego também tiveram destaque, com 900 vistorias realizadas, principalmente no período noturno e nos fins de semana, a partir de denúncias da população. Essas fiscalizações resultaram em 82 autuações e 98 notificações.
O balanço anual inclui ainda 52 autuações e 89 notificações por irregularidades em alvarás de funcionamento. No campo administrativo, foram analisados processos on-line, com 2.813 deferimentos e 788 indeferimentos. Também foram registradas 28 apreensões de animais de grande porte e 33 autuações por veículos abandonados em vias públicas.
Segundo o chefe do Departamento de Posturas, Arnaldo Polati Bisinoto, os números refletem o compromisso da fiscalização com a organização urbana e a segurança da população, aliando orientação e aplicação da legislação para melhorar a qualidade de vida e preservar os espaços públicos.
O secretário de Segurança Pública, Weber Januário, destacou a modernização dos canais de atendimento e a atuação integrada do Departamento de Posturas em operações estratégicas do município. De acordo com ele, a implantação do WhatsApp agilizou o recebimento das denúncias e a participação do Departamento de Posturas é fundamental em ações conjuntas que visam coibir irregularidades e garantir mais ordem e segurança urbana.
A Prefeitura reforça que a população pode colaborar com a fiscalização utilizando os canais oficiais de denúncia disponibilizados pelo município.