Somente em Uberaba, serão contempladas 32 escolas irão receber 278 equipamentos e 182 pontos de acesso à internet. (Foto/Reprodução)
Governo de Minas vai instalar Wi-Fi nas escolas estaduais até julho de 2024. A previsão é contemplar 2,1 mil unidades com equipamentos de rede sem fio em todas as regiões do Estado, e o Triângulo Mineiro faz parte da lista.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação, serão atendidas 66 escolas pertencentes à Regional de Uberaba, distribuídas em 16 municípios da região.
Somente na cidade de Uberaba, a pasta informou que serão contempladas 32 escolas, que irão receber 278 equipamentos e um total de 182 pontos de acesso à internet.
A previsão é que a instalação dos equipamentos comece de imediato após a assinatura do contrato com a empresa de tecnologia vencedora da licitação, o que deve ocorrer ainda em setembro. O cronograma do contrato prevê a execução total das instalações em dez meses.
Além da conexão à internet, o governo mineiro posicionou que a melhoria da conectividade trará benefícios para o processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula e garantirá aos professores o acesso ao lançamento dos dados no Diário Escolar Digital (DED).
Em todo o Estado, serão investidos R$48 milhões na aquisição de equipamentos de roteamento e R$17 milhões para instalação e software. Para a contratação de provedores de internet, será mantido o fluxo dos recursos de manutenção e custeio das escolas.
De acordo com as informações do Governo de Minas, o programa será executado com recursos da Lei Federal 14.172 de 2021, conhecida como “Lei da Conectividade”, que consiste em adequar a conexão à internet das escolas para fins educacionais de estudantes e professores da rede pública de ensino.