Em construção para atender emergencialmente à demanda de crescimento imobiliário das regiões sul e sudoeste da cidade, três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) compactas entrarão em funcionamento no primeiro semestre de 2025. Ao todo, o investimento é de R$15 milhões e os recursos foram viabilizados por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O acordo firmado entre o Ministério Público, o consórcio formado por nove empreendedores imobiliários e a Codau definiu a regularização urbanística da infraestrutura de esgotamento sanitário de loteamentos existentes na cidade, dos que já têm diretrizes emitidas, bem como de futuros empreendimentos das zonas sul e sudoeste de Uberaba.
A estação compacta localizada dentro da ETE Francisco Velludo está com 88% das obras civis da estação compacta concluídas. A “ETE Laranjeiras”, instalada próxima ao loteamento Jardim Ipiranga, está com 60% das obras finalizadas. O início da instalação dos equipamentos está programado para o mês que vem nas duas unidades. Já a ETE Santa Marta, também situada nas proximidades da MG-427, está na fase de preparação do canteiro de obras.
A previsão para início das operações das três estações compactas é entre fevereiro e abril de 2025. Juntas, as estruturas terão uma capacidade de tratamento de até 45 litros/segundo de esgotos.
Por outro lado, a Codau já emitiu a ordem de serviço para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo da quarta Estação de Tratamento de Esgoto de Uberaba, que atenderá à expansão imobiliária do município para os próximos 30 anos, em especial das regiões sul e sudoeste. A licitação foi vencida pela empresa MKMBr Engenharia Ambiental Ltda. “Temos soluções a curto prazo, com as ETEs compactas e a longo prazo com a ETE-IV”, explicou o presidente da Codau, Rui Ramos.