(Foto/Divulgação)
Dos 238.947 eleitores de Uberaba, mais de 11 mil podem ter os títulos cancelados por não terem votado, justificado e nem pago a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas. O prazo para regularizar a situação termina no dia 19 de maio.
A praticamente um mês do fim do prazo, o sistema da Justiça Eleitoral mostra uma baixa procura pela regularização em Uberaba. Dos 11.870 eleitores faltosos nas últimas três votações, apenas 161 resolveram a pendência para evitar o cancelamento do título. Outros 11.650 continuam em situação irregular.
De acordo com o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria de eleitores faltosos em Uberaba é homem (58%). Quanto ao grau de instrução, o maior número de pessoas com o título irregular não completou o Ensino Fundamental (26,51%) ou possui Ensino Médio completo (26,13%).
Já por faixa etária, os jovens de 25 a 29 anos lideram a lista de faltosos: 2.415 estão em situação irregular. Em seguida, estão as pessoas de 30 a 34 anos (1.880 eleitores) e o grupo de 35 a 39 anos (1.520 eleitores).
Entre os eleitores com deficiência, apenas 135 não estão quites com a Justiça Eleitoral.
Em anos sem eleições, a Justiça Eleitoral verifica quais eleitores não votaram nem justificaram ou pagaram multa referente à ausência nos três últimos pleitos e pode conduzir ao cancelamento para manter o cadastro nacional do eleitorado atualizado.
O eleitor pode conferir se está na lista passível de cancelamento no aplicativo E-título e no próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral, basta acessar área de autoatendimento eleitoral.
Para consultar a situação cadastral, é preciso informar dados como o número do título, o CPF ou o nome completo.
Se tiver algum débito com a Justiça Eleitoral por não ter votado ou não ter apresentado justificativa em uma ou mais eleições, deverá ser feita a quitação do valor para regularizar a situação.