Gilmar Machado e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela coordenação polícia do governo e relacionamento com o Congresso (Foto/Divulgação)
Mais um nome de Uberlândia integra a equipe do governo Lula em Brasília. O ex-deputado federal e ex-prefeito da cidade vizinha, Gilmar Machado (PT), assumiu neste mês cargo no segundo escalão e atuará diretamente com o presidente e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Machado foi nomeado para a função de assessor especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A pasta é responsável pela coordenação política e condução do relacionamento com o Congresso Nacional e partidos políticos.
Entre as atribuições do cargo, o ex-deputado é o responsável pelo planejamento do orçamento da União e a articulação com prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e ministros.
Nas redes sociais, Machado afirmou que uma das metas no cargo é aprimorar a distribuição de recursos federais. “Vamos trabalhar para distribuir da melhor forma possível os recursos do Governo Federal, priorizando sempre aqueles que mais precisam. Vamos trabalhar também para levar recursos para Uberlândia e toda região e para voltarmos a ter um orçamento participativo, discutido com o povo, como já fizemos em outros anos quando fui deputado federal”, manifestou na postagem.
O orçamento da União é uma área na qual Gilmar tem experiência, pois, enquanto deputado federal, ele foi presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização e relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Outro nome da cidade vizinha que integra o governo Lula é do professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Nilton Pereira Júnior. Ele foi nomeado diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, órgão vinculado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde.
Mas Uberaba também tem representante no Palácio do Planalto. O uberabense Maurício Muniz exerce o cargo de subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. A secretaria encabeçada por Muniz é responsável por desenvolver o plano de investimentos do Executivo e gerenciar metas prioritárias do governo.