Preocupado com a situação da gripe suína, o deputado estadual Fahim Sawan (PSDB) cancelou a audiência pública
Preocupado com a situação da gripe suína, o deputado estadual Fahim Sawan (PSDB) cancelou a audiência pública que seria realizada em Uberaba, no dia 26 de agosto, para tratar da complexidade das drogas. O parlamentar quer evitar a aglomeração de pessoas.
De acordo com o deputado, a situação é preocupante, não alarmante, mas o momento é de as autoridades estarem atentas à evolução do quadro.
Sem querer polemizar em cima da fala do prefeito Anderson Adauto, sobre a falta de sabão nos Postos de Saúde, Fahim chegou a elogiar a atitude da administração municipal em criar uma comissão de enfrentamento da gripe na cidade.
Para Fahim, prevenção é a palavra. “Este é o papel das autoridades. Tomar atitudes que evitem o pior. Prevenir é o mais correto”, afirmou o deputado, ainda preocupado com a falta de esclarecimento da população.
Sawan lembra que essa gripe tem os mesmos sintomas da gripe comum e a população está preocupada, devendo principalmente evitar locais de muita frequência e de aglomeração. “Trata-se de um vírus de altíssima transmissibilidade, e um caso no meio de uma multidão contamina grande quantidade de pessoas”, afirma Fahim, acrescentando não ser sensacionalismo pedir que as pessoas e os profissionais da saúde lavem as mãos com frequência. “Isso é questão de higiene, devendo ser feito independente da gripe”, disse.
Outra preocupação de Fahim é quanto ao número de leitos nas UTIs de Uberaba. Em caso de epidemia, como ocorreu na época da dengue, a cidade não tem leitos suficientes. Com casos confirmados cada vez mais próximos de Uberaba, como Uberlândia, Belo Horizonte e Buritizal, Fahim alerta para medidas de prevenção, como manter crianças e grávidas longe das salas de aula.