Obra foi iniciada em janeiro de 2023 e depois abandonada pela empresa, o que exigiu nova licitação, com a retomada do trabalho em setembro
Início das obras, em janeiro do ano passado, pela empresa que teve o contrato rescindido (Foto/Divulgação)
Após paralisação de obra no ano passado, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Erika Martins, assegura que reforma do prédio da UAI (Unidade de Atenção ao Idoso) está na reta final e espaço deverá ser reinaugurado ainda no primeiro semestre deste ano. A unidade está fechada desde o início da reforma, há um ano.
A titular da pasta lembra que a reforma da UAI começou a ser executada em janeiro do ano passado pela M & A Empreiteira, mas foi paralisada em março porque a Prefeitura constatou que a execução dos serviços estava em ritmo lento. Posteriormente, o contrato foi rescindido e uma nova licitação precisou ser feita para selecionar construtora para concluir a obra. “Não prevíamos que a primeira empresa iria deixar a obra. Se não tivesse, a reforma já teria terminado”, ponderou.
De acordo com a secretária, a empreiteira substituta retomou a reforma em setembro do ano passado e a obra tem avançado desde então. “Está a todo vapor. Estamos em fase de finalização das piscinas. Vamos entregar com as duas funcionando. A expectativa é que entregue neste primeiro semestre”, manifestou.
Enquanto o prédio da UAI está fechado para obras, as aulas e o atendimento psicossocial estão sendo realizados na sede da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel). As atividades foram transferidas provisoriamente para o local em janeiro do ano passado, antes do início da reforma. As atividades administrativas da Unidade também seguem temporariamente no endereço da fundação. “A gente sabe que o espaço da Funel não é adequado, mas foi uma alternativa necessária para que a gente não deixasse os idosos desassistidos durante o período da reforma”, salientou.
A reforma do prédio prevê pintura geral, troca de piso, reforma de portas e esquadrias, reparo no telhado e manutenção da parte elétrica e sanitária. O contrato também contempla a construção de palco com rampa de acessibilidade no salão de dança e a impermeabilização das duas piscinas, para retorno da hidroginástica na Unidade.